sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sobre o futuro

Tantas coisas, tantas situações, tantas confusões...
Tantos tantos que se viu perdido.
Só lhe restava o futuro como esperança ou consolo. Pôs-se a pensar em tudo que poderia ser e tudo que não mais seria. O que ganhava e o que perdia.
No entanto, este pouco que sobrava também não o satisfazia.

O futuro não existe. É ilusão. Pensar no futuro é tão vazio como não pensar em nada. Amanhã, minha vida pode estar acabada embaixo de um ônibus, num hospital sujo ou até mesmo no conforto do meu lar. De que valeu, então, planejar e vislumbrar tanto?

Ele não queria ser tão trágico.

Tudo que podemos querer, um dia, são situações para serem vividas no presente. Agora. Só isso importa. Nunca sentiremos agora o que sentimos há um mês, tampoco sentimos o que sentiremos daqui um mês. Sentimos o que acontece agora, no presente.

Também não queria ser tão profundo e raso ao mesmo tempo, nem tão filósofo, nem tão chato...

O que quero dizer é que se a gente não viver o presente, não aproveitar cada momento... o momento seguinte pode não acontecer e o que passou não volta mais.

Ele não queria dizer nada, para ninguém, sobre o que deveriam fazer. Apenas queria alguma conclusão para seguir em frente.

E tentava fazer isso com o quase-nada que tinha em mãos, tentando se desvencilhar dos maus sentimentos e pessimismos que o cercavam.

8 comentários:

Bonie disse...

Sabe, Tchelo... é tudo tão errado.

Pensar demais no futuro é errado, mas se desligar completamente dele também é. O ideal seria balancear as coisas, mas... como é difícil, não?

E é claro que muda o que a gente sente, mas isso não quer dizer que mude pra pior. Às vezes, parar de pensar em tudo por um tempo é bom pra gente saber o que quer da vida. Parar de pensar no presente tanto quanto no futuro.

E um dia, as pessoas acabam enxergando o quanto vale a pena.

Tchelo disse...

ou o quanto é em vão...

Gabriel Castro disse...

O futuro a Deus pertence!

Vamos jogar um fut e tomar breja! =D

Luciano disse...

eu acho q num existe passado, futuro, presente. é tudo agora. um agora grande, saca? tipo, minha vida e um "agora" de 22 anos. digo mais, um "agorão". é! um AGORÃO! espero que tenha me entendido.
No final das contas passado presente e futuro só servem pra conjugar verbo.
uahauahuaa

P.s: mano... o gabriel é bem burro... qdo vc vai comentar no blog dele num abre pop-up. sai do blog e abre uma pagina só pra comentar! puta coisa chata!

Renatinha disse...

Eu não consigo não pensar no futuro nunca... mas as vezes consigo pensar "dane-se amanhã, quero isso hoje... o que acontecer amanhã... amanhã resolvo"

Além do mais tudo que ficamos analisando e pensando que serão as consequencias futuras das coisas na maioria das vezes é só suspeita... não podemos ter certeza de nada.

Será que é o final de ano e de faculdade que tá fazendo todo mundo ficar analisando o futuro?

Mar e Ana disse...

A Re chegou à resposta de tudo isso: final de ano e de faculdade.
Sempre que a gente vai mudar uma fase na nossa vida, a gente fica assim...
inclusive quando essa fase não é só profissional, é amorosa, de amigos, finaceira, etc ;}


Q saudadeeee!!!
:***

Douglas Funny disse...

Eu sempre tendo atrasar o meu futuro... para isso eu tenho a buzina paralisadora!!

Vitor disse...

Eu não poderia concordar mais! Quer dizer, até poderia, mas eu já fiz e escrevi um texto sobre a mesma coisa...mas dessa vez vou me resumir a concordar a aplaudir, somente ;)